Nos últimos anos, os debates em torno da importância da iluminação natural têm se intensificado. Afinal, quando bem projetada, a luz do sol torna-se uma grande aliada da decoração, trazendo também inúmeros benefícios à saúde física e mental.
Não é exagero. O sol influencia diretamente no comportamento humano e ajuda a regular o ciclo biológico, promovendo a sensação de bem-estar. No que se refere à estética, esse tipo de iluminação torna o ambiente mais agradável.
A tendência também traz vantagens do ponto de vista prático, uma vez que diminui a necessidade de luzes artificiais e do uso de ar-condicionado, por exemplo, gerando economia de energia.
A importância da iluminação natural, no entanto, vai além. Projetos que priorizam o uso de luz solar – e apostam nas janelas como aliadas –, garantem uma melhor circulação de ar e, consequentemente, ambientes mais arejados, com menor risco de umidade.
Para iluminar os ambientes internos, no entanto, é importante levar em consideração alguns detalhes e aproveitar, ao máximo, as condições naturais – o que inclui, por exemplo, a posição do sol ao se pôr e ao nascer.
Da mesma forma, é preciso apostar em soluções que permitam a entrada da luz natural. As janelas, por exemplo, desempenham um papel central e podem ser grandes aliadas dos arquitetos. Mas é importante vesti-las para garantir a claridade dentro dos ambientes, ao mesmo tempo que evita a ação direta dos raios solares.
Foi pensando nisso que a Hunter Douglas desenvolveu a linha Ette®, que oferece a elegância, funcionalidade e privacidade necessárias enquanto promove a entrada da luz e ventilação natural. Confira os diferenciais de cada modelo.