Persiana horizontal ou vertical: qual a diferença?

COMPARTILHAR

COMPARTILHAR

Vestir as janelas é essencial para garantir o controle de temperatura do ambiente e de privacidade, mas escolher uma persiana horizontal ou vertical nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, embora sejam similares entre si e, no fim do dia, tenham a mesma função, elas se diferem em alguns aspectos.

Consideradas uma alternativa às cortinas tradicionais, as persianas são versáteis, modernas e multifuncionais, bloqueando a entrada dos raios UV e fazendo o controle da entrada de luz natural.

Nas salas de estar e de jantar, por exemplo, elas podem ser facilmente combinadas com tapetes, almofadas e móveis, enquanto nos quartos ajudam a garantir mais privacidade. Nas cozinhas, o uso de persiana também se popularizou, uma vez que o produto é conhecido pela fácil manutenção.

Mais do que bom gosto, é preciso priorizar a necessidade do ambiente na hora de escolher entre persiana horizontal ou vertical.

LEIA MAIS: Madeira ou alumínio: como escolher persiana para quarto?

Persiana horizontal ou vertical: como escolher?

img-1

Existem dois tipos de persiana: a horizontal e a vertical. Os nomes, obviamente, se referem ao sentido das lâminas e à capacidade de abertura, ainda que ambas se adaptem bem a diferentes propostas e projetos – residenciais ou empresariais.

Comuns e bastante versáteis, as persianas horizontais se destacam pelo design fluido e pela resistência. Afinal, as peças são, em sua grande maioria, fabricadas em PVC, alumínio, madeira, bambu e outras matérias-primas que garantem uma maior durabilidade. Como o próprio nome sugere, no modelo persiana horizontal o acionamento é realizado para cima e para baixo.

A persiana vertical, por sua vez, costuma ser fabricada em PVC, metal ou poliéster, mas se destaca pela capacidade de acionamento que garante maior autonomia ao cliente – é possível recolher as lâminas e alinhá-las à parede ou, ainda, determinar o lado de abertura, por exemplo.

O modelo é ideal para quem precisa cobrir uma área maior, como varandas ou portas de vidro, por exemplo, já que cada lâmina é encaixada no suporte superior individualmente, garantindo uma melhor distribuição do peso total do produto. Além disso, como pode ser recolhida quase que completamente, a persiana vertical é discreta e pode passar a impressão de que os ambientes são mais altos do que realmente são.

LEIA TAMBÉM: Persianas para escritório: quais as melhores opções?

Persiana horizontal ou vertical: conheça 4 modelos

Embora seja importante entender as especificidades dos modelos, é preciso também levar em conta outros detalhes na hora de escolher uma persiana horizontal ou vertical, como: estilo da decoração, tipo de ambiente e incidência de raios solares.

Para facilitar a escolha, separamos quatro modelos de persiana desenvolvidas pela Hunter Douglas que são versáteis, funcionais e se adaptam bem aos mais variados projetos e espaços.

Persiana Luminette®

img-2

Sofisticada e prática, a cortina Luminette® é composta por lâminas verticais de tecido inseridas entre véus transparentes e acabamento de primeira. O tecido ondulado confere um caimento uniforme ao produto, independentemente de estar aberto ou fechado, tornando-o um elemento essencial do ponto de vista estético e técnico – afinal, garante melhor controle de luz e privacidade.

Com tecnologia de ponta, o modelo é capaz de cobrir grandes dimensões de até 4,87 metros de largura e de 3,04 metros de altura, além de contar com acionamento simples.

Linha Ette®

img-3

A linha Ette® da Hunter Douglas conta com uma ampla gama de produtos que se destacam pela alta qualidade e eficiência. A cortina Silhouette®, por exemplo, conta com lâminas de tecidos em forma de S, suspensas entre véus transparentes, que oferecem elegância e sofisticação aos espaços.

O modelo de cortina Pirouette® se destaca pelo seu design único, com gomos de tecido dispostos entre véus que parecem flutuar na janela. Oferece um ótimo controle de luminosidade e privacidade.

Outro modelo bastante sofisticado da Hunter Douglas é a cortina Duette®, que se consolida como uma opção para quem não abre mão do conforto térmico, acústico e visual. O elemento pode ser confeccionado em diferentes tecidos, que vão da transparência total até o maior nível de escurecimento (blackout).

Persiana Country Woods

img-4

Como o próprio nome sugere, a persiana Country Woods traz a madeira natural como elemento central, combinando bem com qualquer tipo de projeto. Disponíveis em lâminas de 50 milímetros, elas podem ser encontradas em uma ampla gama de cores e o melhor: tem opção de acionamento motorizado.

Persiana Metais Preciosos

img-5

Com 95% de alumínio reciclado e certificados GREENGUARD Indoor Air Quality Certified®, as persianas Metais Preciosos da Hunter Douglas aliam sustentabilidade, eficiência, durabilidade e inovação em um único produto. Disponíveis em diferentes tamanhos, elas contam com modernos sistemas de acionamento que proporcionam comodidade e melhor controle de luz, com uma estética sofisticada.

Por que escolher as cortinas da Hunter Douglas?

Criada em 1919, a Hunter Douglas está sempre em busca de novos materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias para desenvolver produtos cada vez mais sofisticados que melhorem a vida dos usuários.

Com isso, a Hunter Douglas tornou-se líder em decoração de janelas, com mais de 500 combinações inovadoras e modernas de cortinas e persianas.

Algumas linhas possuem cinco anos de garantia e tratamento antiestático, capaz de inibir o acúmulo de partículas de poeira nos tecidos e ampliar a durabilidade dos produtos.

Acesse a página de cortinas da Hunter Douglas e conheça todos os produtos!

Continue lendo

plugins premium WordPress