Softwave promove conforto térmico e maior proteção do acervo na Biblioteca Brasiliana

Os profissionais Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, da Mindlin Loeb + Dotto, estavam em busca de uma solução para garantir maior conforto térmico na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), localizada dentro da Cidade Universitária da USP, em São Paulo.

O espaço de mais de 20 mil metros quadrados abriga 17 mil títulos e 40 mil volumes da coleção que pertencia ao bibliófilo José Mindlin, falecido em 2010, aos 95 anos.

Considerado o maior acervo particular do Brasil, o material precisava de um espaço à altura, composto por produtos arquitetônicos de primeira linha e que fossem capazes de dosar efeitos de luminosidade e umidade para maior conservação dos livros.

Softwave: solução ideal para maior conforto térmico

Durante a reforma da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), a preocupação era garantir o conforto térmico do ambiente, além de zelar pela conservação dos livros. Afinal de contas, a celulose sofre fotodegradação quando exposta de forma desmedida à luz natural ou artificial.

Para atender às necessidades do local, foram instaladas as placas metálicas perfuradas do Software 25, da Hunter Douglas, no forro do empreendimento. O produto exerceu a função de brise zenital para controlar de maneira eficiente a luz do sol que entra pela ampla cobertura de lanternim de vidro laminado, presente em todos os espaços.

As placas também filtram os raios solares, impedindo que a luz natural incida diretamente nas obras deixadas pelo bibliófilo José Mindlin, o que poderia comprometer sua conservação. Lembrando que o espaço abriga também o acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), sala de exposições, cafeteria, livraria e auditório com capacidade para 300 pessoas.

Além de garantir o conforto térmico, os painéis metálicos do Softwave 25 conferiram beleza, modernidade e sofisticação ao teto. A entrada controlada da luz natural também traz conceitos sustentáveis à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), uma vez que reduz o consumo de energia.

softwave25-hunter-douglas

 

Conforto térmico é apenas uma das funcionalidades do Softwave

A geometria curva e plana do Softwave foi aplicado no forro da Biblioteca Brasiliana para ser utilizado como brise e promover conforto térmico. Mas o produto é altamente versátil e pode ser usado junto com mantas para aumentar a eficiência acústica ou revestir interna ou externamente um empreendimento.

O Softwave possui dois modelos: o Softwave 25, com placas metálicas produzidas em alumínio e aluzinc, e o Softwave 50, com painéis produzidos apenas em aluzinc. Ambas as versões podem ser lisas ou perfuradas de maneira padrão.

A solução desenvolvida pela Hunter Douglas permite posicionamento na vertical ou na horizontal, dependendo das especificações do projeto, e misturar cores para tornar o ambiente mais moderno e personalizado.

Com instalação simples, as placas curvas são fixadas por meio de sistema macho-fêmea na parte plana, com parafusos aparentes.

 

softwave-biblioteca-brasiliana

 

Sobre a Hunter Douglas

A Hunter Douglas ingressou no mercado de projetos arquitetônicos em 1962 e se tornou uma das principais fabricantes do segmento no mundo.

Fundada em 1919, em Rotterdam, na Holanda, conta com 179 unidades distribuídas em mais de 100 países entre a América, Ásia, Europa e Oceania.

Ao fabricar soluções arquitetônicas capazes de surpreender e satisfazer às necessidades de seus clientes, a Hunter Douglas está sempre em busca de inovações em materiais, tecidos, estampas, texturas, acionamentos e tecnologias.

O Sistema de Gestão da empresa passa por contínuo aprimoramento, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, a excelência dos produtos e o cumprimento dos objetivos de qualidade e normas legais aplicadas às operações, produtos e serviços.

No portfólio são encontradas diferentes linhas de brises, forros, revestimentos e piso têxtil.

Acesse a página de produtos arquitetônicos da Hunter Douglas e saiba mais!

 

Obra: Biblioteca Brasiliana de Mindlin
Local: São Paulo - Brasil
Projeto: Eduardo de Almeida/@mldarquitetos
Produto: Softwave 25

 

Outro Enews em destaque

Outro Enews em destaque

Hunter Douglas Brasil

Fale conosco

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Cargando por favor espere...

Hunter Douglas Brasil

Fale conosco

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Cargando por favor espere...