PAVILHÃO DE ESPORTES E EVENTOS MINAS TÊNIS NÁUTICO CLUBE

 

A unidade náutica do Minas Tênis Clube surgiu em 1998, como o objetivo de ser o maior e mais completo clube de Belo Horizonte. Como um aumento no número de sócios na unidade, foi necessário prever as etapas de expansão do projeto.

Seguindo as orientações do Plano Diretor já existente, foi necessário adequar às necessidades do Clube e dos novos sócios para mais modelo atual, tanto do ponto de arquitetônico quanto funcional, a construção dos novos edifícios, que não estavam previstos inicialmente, foi um processo de evolução da cultura do clube a fim de atualizar o conceito atendendo novas diretrizes.

A estratégia adotada para não comprometer os terrenos, foi manter no mesmo pavilhão as atividades esportivas, criando um salão de eventos e a sede administrativa no mesmo prédio, desta forma a demanda por um estacionamento maior e próximo a Avenida Princesa Diana não seria prejudicada.

O edifício foi projetado para ser construído por etapas, a primeira etapa, já finalizada, contempla o parque aquático coberto, salão de eventos, bloco administrativo e portaria principal do clube, a proposta é utilizar o salão de eventos, para captação de recursos que viabilizem a conclusão da obra por completo, que está em fase de finalização.

A estratégia de utilizar grandes aberturas como um ginásio, foi aproveitada pelo visual que a Lagoa dos Ingleses e a Serra da Moeda proporcionam. As piscinas cobertas e aquecidas integram ao parque aquático externo de forma contínua, através de grandes janelas e da varanda.

A ventilação natural cruzada foi utilizada para diminuir o consumo energético com climatização, e o revestimento metálico Softwave 25, trouxe o controle solar permitindo maior conforto térmico.   

Buscando referências no antigo ginásio da Rua Bahia, o projeto foi desenhado com volumetria contemporânea, mantendo as empenas laterais, e repetição de elementos verticais, conforme sinalizado no Plano Diretor.

A variação de cores da fachada (pintura bege e placas metálicas alaranjadas e cor de cobre) busca criar uma relação entre a cor do minério de ferro predominante na região, além de manter harmonia com as obras já construídas no clube.

Outro Enews em destaque

Outro Enews em destaque

Hunter Douglas Brasil

Fale conosco

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Cargando por favor espere...

Hunter Douglas Brasil

Fale conosco

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Cargando por favor espere...